segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

postagen do jornal do brasil



País

Tragédia em Santa Maria: nas redes sociais, relatos, denúncias e dor

Jornal do BrasilÍris Marini
Uma verdadeira revolução acontece nas redes sociais desde que foi ao ar a primeira notícia sobre a tragédia em que morreram 231 pessoas, no incêndio da boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, na madrugada deste domingo (27). No Facebook e no Twitter, internautas de todo o país compartilham lamentos, denúncias, fortes imagens, que supostamente seriam das vítimas do incêndio, e os perfis destas.
O sanfoneiro da banda Gurizada Fandangueira, Danilo Jaques, foi uma das vítimas. Na página da banda, na rede social, uma internauta lamenta a sua morte: “(...) Além de muito bom na sanfona era uma ótima pessoa... Que Deus o ilumine...”.

Tenente Leonardo Machado foi um dos dois cariocas mortos no incêndio 
Tenente Leonardo Machado foi um dos dois cariocas mortos no incêndio 

O carioca Leonardo Machado de Lacerda, tenente do Exército, foi uma das vítimas do incêndio.  Segundo relatos dos bombeiros, no local, Leonardo tentou salvar algumas pessoas, mas acabou morrendo. Ele tinha 28 anos e era formado pela Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em 2007. Morava em Santa Maria e servia no 4º Regimento de Carros de Combate, em Rosário do Sul.
O estudante de medicina Murilo de Toledo Tiecher foi um dos 50 primeiros jovens a deixar a boate e foi quem fez a denúncia contra os seguranças, às 9h20 no domingo, quando publicou a seguinte declaração: “E que fique registrado: eu fui uns dos 50 primeiros a sair. No início do tumulto, tentaram segurar as portas com os seguranças e manter as pessoas ali para que não saíssem da boate! Não sei se pensavam que era uma briga e não queriam que saíssem sem pagar! Só depois que a multidão derrubou os seguranças é que viram a merda que fizeram. Todo mundo viu isso aí”, disse, Murilo, em seu perfil doFacebook. A publicação do seu perfil teve 9.330 compartilhamentos.

Murilo foi um dos 50 primeiros a sair da boate 
Murilo foi um dos 50 primeiros a sair da boate 

Pai de jovem que pediu socorro pelo Facebook ameaça o dono da boate
Sandro Cardoso, pai de Michele Froehlich Cardoso e Clarissa Lima Teixeira, ambas vítimas da tragédia de Santa Maria neste domingo, usou seu perfil na rede social para desabafar contra Kiko Spohr, dono da boate Kiss. Em tom de ameaça, Sandro Cardoso disse para o empresário se mudar da cidade.

Amigos da vítima, filha de Sandro Cardoso, comentaram, com preocupação, a publicação de Michele 
Amigos da vítima, filha de Sandro Cardoso, comentaram, com preocupação, a publicação de Michele 

“Kiko tu matou minhas duas filhas acho bom tu te mudar de santa maria tu não faz ideia da minha dor este recado vai direto pra ti e tua familia, pois a dor q estou sentindo é inexplicavel”, escreveu.
A protética Michelle Cardoso estava na boate Kiss com amigos e, por volta das 3h20 do domingo (27), postou na rede social um pedido de ajuda: “Incêndio na Kiss. Socorro”. Preocupados, os amigos da moça, começaram a questionar a falta de notícias da moça: "Tu ta bem, Michelle Cardoso, um amigo acabou de me ligar dizendo que tá no hospital ajudando os feridos (sic)", escreveu Glaucia Pires, amiga de Michelle. Glaucia ainda pede que liguem para Michele para tentar ter certeza de que a jovem estava bem.  "Miiiicheleee,ta bem?da notícias por favor!", escreveu Lady Soares Rosa. A última postagem na mensagem foi feita às 10h da manhã, quando um amigo volta a perguntar por Michelle. “Está tudo bem com vc e a Fê? quando puder mande notícias...(sic)", escreveu Luigi Caldana.
Michele estava no evento com a sua irmã Clarissa Lima Teixeira e o namorado, o estudante de agronomia João Paulo Pozzobon. A estudante trabalhava na chapelaria da boate Kiss nos fins de semana há cerca de dois anos. Os três morreram no incêndio.
Site e página da rede social foram retirados do ar
Na tarde de domingo, usuários do Facebook estavam acessando a todo o momento a página da boate Kiss, de Santa Maria (RS), na rede social, para deixar mensagens de solidariedade aos parentes das vítimas e outros para fazer acusações aos proprietários do estabelecimento. Até as 11h20 da manhã da data, mais de 30 mensagens de diversas partes do Brasil já tinham sido deixadas na página.

Twitter fala de fotos da festa na boate em que houve a tragédia
Twitter fala de fotos da festa na boate em que houve a tragédia

Uma usuária da rede social disse que a tragédia era “muito triste" para as famílias. "Que tragédia horrível!! Meus sinceros sentimentos... Tô triste pelos jovens que se foram, e pelas famílias que estão em desespero nesse momento", disse a mensagem publicada na página da boate. "Triste muito triste, sem conhecer ninguém dessa tragédia ficamos pensando nas famílias que veem seus filhos e filhas indo se divertir", diz outro internauta.
Já os mais revoltados com a situação apontavam a irresponsabilidade dos donos da boate: “Lamentável. Irresponsáveis. Agora é tarde. Só nos resta a dor”, disse um rapaz.
Já no Twitter da boate, a última postagem é do sábado, 26 de janeiro, com um aviso das fotos da última festa.
Cartaz de divulgação da banda de 2012 gera polêmica 
Um cartaz de divulgação da apresentação da banda Gurizada Fandangueira, que tocou na Boate Kiss na noite do incêndio e que, segundo testemnhunhas contam, foi quem provocou o início do fogo no local, também está causando revolta e especulações na rede social. 

Imagem publicada pela banda em julho de 2012 choca e causa discussão no Facebook
Imagem publicada pela banda em julho de 2012 choca e causa discussão no Facebook

Rodolpho Raphany Kaizer compartilhou a fotografia postada na página do grupo no dia 10 de julho de 2012 e disse: "Cartaz da Banda que estava tocando na noite da tragédia, e o cidadão que soltou o sinalizador é esse que aparece ao lado do cartaz, se você tiver um pouquinho de sensibilidade espiritual, olhe ao redor da caveira tocando, cheio de pessoas em meio ao fogo, isso já estava mais que avisado que alguma coisa iria acontecer #IR", criticou. 
Já Bruna Guimarães, rebateu, comentando logo abaixo da postagem: "Esta foto é do ano passado, o cartaz é antigo, não é 'premonição' de nada", disse ela. 
No perfil de Rodoplho, perto das 17h30, quase quatro mil pessoas já compartilhavam a imagem, e na página da Gurizada Fandangueira, havia outros 472 compartilhamentos.
Na rede, internautas se mobilizam para ataque virtual contra sócio da boate
Uma página contra Kiko Spohr, um dos sócios da Kiss, foi criada por volta das 16h23 do último domingo, no Facebook. Na foto de capa, a mesma foto do perfil original do proprietário, mas com os dizeres em vermelho “Prisão Já”.

Descrição dá página diz para usuários "deixarem a sua indignação"
Descrição dá página diz para usuários "deixarem a sua indignação"

Nesta segunda-feira (28), perto do meio-dia, um usuário comentou na página: “A vida é um leque de surpresas. Não imaginamos o que pode vir a ocorrer em determinado momento. Podemos estar sorrindo as 2h29 minutos; apavorados as 2h30 minutos; apagados as 2h31 minutos e partindo deste mundo para outro, entristecendo familiares e deixando para trás objetivos ainda não realizados. (...) A vida é única, é incomparável e perdas são irreparáveis. Agradeça a Deus por você hoje estar vivo e reserve nem que seja um minuto de seu dia para orar. (...) Meus sinceros sentimentos aos familiares das vitimas da trágica tragédia ocorrida em Santa Maria, Rio Grande do Sul. Que Deus os conforte! Obs.: Sei que a vida daqueles que ali partiram não tem preço, mas espero que os responsáveis pelo acontecimento sejam devidamente punidos. Vários sonhos, vários sorriso, várias vidas ali foram destruídas. Que as leis de segurança pública não sejam falhas. Aplique-se e puni-se”, lamentou.
Campanha solidária on-line
A página do Facebook intitulada Incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, com 2.805 curtidas, diz o seguinte em sua descrição: “Vamos reunir neste site informações sobre sobreviventes, feridos e mortos do incêndio na Boate Kiss - Santa Maria/RS, em 27 de Janeiro de 2013”.
Em seu mural, a última postagem feita pela página tem 710 compartilhamentos e 210 curtidas. Trata-se de uma imagem manipulada que diz: “Luto sim! Pra sentir dor das pessoas não precisa conhecê-las...Basta ter coração e se colocar no lugar delas”.
Entre os 15 comentários na própria foto, um usuário da rede social fez críticas à ocorrência: “Bom dia! Fica a pergunta, cadê o órgão responsável em fazer a fiscalização? Que libera um espaço para comportar mais de 1000 pessoas sem portas laterais e saída de emergência, ñ vem dizer em público que a entrada da casa era o correto, todos sabem que o nome já diz saída de emergência. Somente poderá ser usada em caso de emergência. Então qual a desculpa das autoridades locais, existe um dpto que somente olha, mas ñ faz nada (...)”.
A internauta Bianca Dalla Chiesa está fazendo uma grande campanha por meio do Facebookpara ajudar hospitais e os centros que atendem aos familiares e às vítimas do incêndio. Em seu perfil, outras pessoas informam das necessidades das instituições. Uma amiga da moça informou: “No canal da rede pampa estão pedindo alimento não perecível, tipo biscoito e similares, para os familiares”.

Nenhum comentário:

Ganhe clicando