sábado, 18 de janeiro de 2014

A Diferença entre Lendas, Mitos e Contos de Fada


Todos os três tipos têm algo de fantástico e inacreditável neles, a diferença está no conteúdo, de onde vem, e se eles tem ou não algum tipo de base histórica.

A lenda é uma história que tem algum elemento verdadeiro ou exatidão histórica. Lendas são tipicamente contos sobre pessoas reais, lugares ou eventos da história, e , em seguida são embelezadas com a releitura. Por exemplo, a história de Johnny Appleseed é uma lenda. Ele era uma pessoa real, chamado John Chapman, que realmente viajou através de muitos estados do norte plantando pomares de maçã. Os fatos reais de sua vida foram embelezados na lenda de um andarilho altruísta que plantou macieiras simplesmente pois queria. Na lenda, Johnny Appleseed é um simples fazendeiro plantador de árvores que as planta porque quer, suas arvores chegam até 1.200 hectares de terra.

Um mito é uma história que pode ser enraizada em um fato histórico, mas frequentemente lida com seressobrenaturais, deuses, semideuses, etc. Histórias que explicam as crenças religiosas são frequentemente mitos, eles explicam os pontos de vista cultural e religioso de uma sociedade. Muitos dos mitos gregos envolvem todos ou a maioria dessas tradições. As histórias dos deuses e heróis gregos não só explicam os fenômenos naturais, como a mudança das estações, nascer e pôr do sol, clima, etc. Mas também dão uma visão ampliada sobre algumas das coisas que eram mais importantes para a civilização como um todo. Muitos mitos foram, em um momento ou outro, verdade, mas uma característica definidora de um mito é que não há nenhuma maneira de verificar as reivindicações feitas dentro dele.

Contos de Fadas é uma história que tem elementos do fantástico, seja magia ou criaturas como duendes e gnomos que sabemos realmente não existir, mesmo que as próprias histórias ás vezes apresentem a mesma como fato histórico. Muitos contos de fadas sofreram uma evolução, pois eles têm sido refeitos para gerações mais recentes, perdendo muito dos aspectos sombrios, sangrentos e muitas vezes perturbadores, que um dia tiveram. Agora, o conto da Cinderela raramente tem os elementos de auto mutilação que uma vez teve, e releituras modernas de Branca de Neve não possuem a profundidade psicológica, detalhes sórdidos, e até mesmo tentativas de assassinato que pode ser encontrado nas versões mais antigas da história. Os contos de fadas têm muitas vezes um enredo de bem contra o mal muito claro.

A fábula é um tipo de conto de fadas que está tentando ensinar uma lição em sua narração. Muitas vezes tem os mesmos elementos fantásticos, mas o mais importante é o significado por trás da história.

Fonte: http://fatosdesconhecidos.com.br/post/a-diferenca-entre-lendas-mitos-e-contos-de-fada/1409

Nenhum comentário:

Ganhe clicando