sábado, 18 de janeiro de 2014

A inquisição

RETIRADA DO BLOG : 





Antiguidade

A inquisição teve inicio no século  XII. Foi considerada a época mais terrível da história, onde milhares de pessoas  foram torturadas e mortas, sendo a maior parte delas inocentes.
Segundo a igreja católica Romana, a inquisição foi criada para investigar e punir os crimes contra a fé católica. pois quem não era católico era considerado pagão, sendo então  julgado como uma ameaça a autoridade clerical.
Seus tribunais recebiam denúncias, e os denunciados eram então identificados e perseguidas.
Eram considerados  suspeitos aqueles que segundo  o clero desobedeciam as leis e a doutrina da igreja. Oferecendo constante perigo a sociedade.
As mulheres eram de fato as vítimas mais perseguidas pelos inquisitores.
Milhares delas sofreram  com torturas extremas e  cruéis, levando-as a morte..
Nessa época consideravam ato de “bruxaria” qualquer pratica que envolvia  cura com ervas e chás.
Qualquer pessoa poderia ser alvo das investigações. Não apenas pessoas  com classe social baixa, mas também pessoas  nobres e influentes, pois afinal o clero era quem  dominava  e mandava no povo.
Inúmeros sábios  como homens das letras, cientistas,  e pensadores no geral, foram vitimas da perseguição ,pelo fato de quererem defender suas ideias , que muitas vezes iam contra a doutrina cristã. Um exemplo  disso é a do astrônomo italiano Galileu Galilei que foi perseguido  por defender a teoria que o planeta terra girava ao redor do sol... o mesmo teve que desmentir  suas teorias pois se não o fizesse seria condenado por heresia.... desrespeitando as leis do clero. Com a perseguição ás crenças pagãs o clero colocava na cabeça da população que a adoração de deuses pagãos seria o equivalente a servir satã, impondo então a sua doutrina, ensinando  que ela era a única correta a seguir.
     
 A caça as bruxas-
inquisição



A “caça as bruxas” pela santa inquisição teve inicio  por volta do ano de 1184 na região de Verona.
A partir do ano de 1209 o papa Inocêncio III   iniciou a chamada cruzada cátara, contra os adeptos  de tal  movimento religioso , considerados  pelo catolicismo   crenças hereges, o que promoveu execuções em massa.
Por volta de  1252 o papa Inocêncio  IV publicou o documentointitulado “ AD EXSTIRPANDA”, fundamental  no plano de exterminar de uma vez por todas o povo herege.
Esse documento foi renovado e reforçado por vários papas nos anos posteriores.
Nos anos que se seguiram, a igreja declarou oficialmente que a bruxaria e a antiga religião pagã era considerado uma ameaça  hostil  as cristianismo.
Para um cidadão se tornar um inquisitor( pessoa responsável  em denunciar, e investigar supostos casos de heresia) precisavam ser  doutores em teologia e direito civil. Eles eram muito bem pagos.
Aos que testemunhassem contra supostos desrespeitadores da doutrina cristã , recebiam  uma parte de suas propriedades e riquezas caso a vitima fosse condenada. Por conta disso  a maior parte das denuncias eram falsas e  muitos eram vitimas de  julgamentos injustos sem ao menos terem o direito de se defender.
 No geral as vitimas não conheciam  seus acusadores, após ser denunciado, a pessoa era perseguida e detida. O processo de julgamento era muito rápido, e sem formalidades. A pessoa não tinha direito nem um de defesa, restava apenas ao réu  a alternativa  de confessar e retratar-se, renunciando sua fé  aceitar ao domínio da igreja. O que poderia ajudar lhe a  diminuir a pena, porém a maior parte era condenada com penas cruéis.
Mesmo o acusado sendo inocente e não querendo assumir algo que não havia feito, o acusado era vitima de constantes torturas  o que os obrigavam a confessar  sua condição herética.
Mulheres eram os alvos mais fáceis , por sua fragilidade, além disso eram constantes vitimas de estupro.
Elas eram as mais investigadas por serem segundo o clero mais propensas  a bruxaria.
Eram  julgadas também pessoas  com sardas e manchas  na pele por serem consideradas “marcas do demônio”  que supostamente apareciam  devido a  pactos ou adoração de outros deuses.
Também eram julgados pessoas  canhotas, entre outras coisas simplesmente absurdas.
Os julgamentos variavam dependendo o caso de denuncia,  variando de prisão, a torturas, chegando a pena de morte.
 A pena de morte era geralmente realizada em praça publica, com morte na fogueira, enforcamento, entre outras muitas maneiras de mortes.
A Inquisição foi extinta gradualmente ao longo do século XVIII, embora só em 1821 se dê a extinção formal em Portugal numa sessão das Cortes Gerais.

Nenhum comentário:

Ganhe clicando