terça-feira, 22 de janeiro de 2013

ANIMES

COMO MUITA GENTE ADORA ANIMES DECIDI POSTAR AKI UM POUCO DA HISTORIA DELES, OS MAIS CONHECIDOS ENTRE OUTRAS COISINHAS...

Definição
Anime é um termo que define os desenhos animados de origem japonesa e também os elementos relacionados a estes desenhos. No Japão, anime se refere a animação em geral.

O anime é tradicionalmente desenhado a mão. Porém, com o desenvolvimento dos recursos tecnológicos de animação, principalmente a partir da década de 1990, muitos animes passaram a ser produzidos em computadores.

Os temas abordados nos animes são bem variados (dramas, ficção, terror, aventura, psicologia, romance, comportamento, mitologia, etc). Outra importante característica dos animes atuais é a ocorrência de elementos tecnológicos nos enredos das histórias.

O anime faz muito sucesso no Japão e em vários países do mundo, incluíndo o Brasil. As animações são elaboradas para o cinema, televisão e revistas em quadrinhos.

Exemplos de animes que fizeram e ainda fazem sucesso no Japão e no mundo:

- Digimon
- Dragon Ball
- Astro Boy
- Doraemon
- Ghost Stories
- Kaleido Star
- Medabots
- Naruto
- Noir
- Pokémon
- Samurai Champloo
- Sonic X

Curiosidade:

- O primeiro anime da história foi criado em 1907 no Japão. Era um história cujo personagem principal era um menino marinheiro.  



Tudo se inicia em 1916 quando foram feitas as primeiras películas de animação Japonesa com Noburo Ofuji.
Passados 16 anos o anime toma um novo rumo tendo atingido nesta época reconhecimento internacional. Assim encontramos, em 1932, o primeiroanime com som que foi implementado por Kenzo Masaoka com o nome de “Chikara to Onna no yononaka”.


 
Momotaro no umiwashi, 1943
Na década seguinte, mais precisamente em 1943, é produzida a primeira longa-metragem de animação Japonesa pelas mãos de Seo, a qual é chamada de “Momotaro no umiwashi“ e que retrata a marinha Japonesa e a sua posição face ao ataque a Pearl Arbour na 2ª Guerra mundial.

 
Hakujaden, 1943
Em finais da década de 50 (1958) aparece o primeiro anime colorido pelas mãos de uma empresa criada com vista à elaboração e divulgação deanime's chamada Toei Animation, esse anime recebe o nome de “Hakujaden”.
A partir daí, entre a década de 60 até quase ao final da década de 70, foram criados anime's que captavam estilos vários tais como anime'sretratando histórias para crianças, e anime's com temáticas como automobilismo, novelas, artes marciais, etc...

Gundam
Com a chegada dos anos 80 a produção de anime teve um crescimento espantoso com o acentuado consumo de anime's do estilo drama/acção, crescimento mais acentuado após a saída a público de um anime chamado “Gundam”. No estrangeiro o interesse também disparou tendo sido criado o primeiro clube de culto chamado “japanimation”.

Cybernetica
Os anos 90 foram considerados os anos de ouro em relação ao anime quando especialmente quando foi lançado “Akira” que implementa um novo estilo. O anime Cybernetica, fez com que o mundo do anime se expandisse ainda mais, recebendo imensas críticas positivas, tendo mesmo sido considerado o melhor anime alguma vez feito. Mas o que levou o anime para o topo foi  o lançamento de “Ghost in the Shell”, este anime que possibilitou não só a estabilidade do estilo anime inicialmente criado por Cybernetica mas também a estabilidade deste negócio. Este anime acabou por ter tanto ou mais crédito do que o seu prodecessor “Akira”.
Após a viragem do século foram criados vários estilos de anime's mas o que abriu um novo mundo para os mesmos foi um em particular chamado“Sen to Chihiro no Kamikakushi” ao vencer um Óscar da Academia na modalidade de melhor animação. Este anime produzido por Myazaki Hayao foi um grande êxito tanto dentro como fora do Japão.

Hauro no Ugoku Shiro, 2004
Algum tempo depois, pelas mãos do mesmo realizador, sai “Hauro no Ugoku Shiro” uma adaptação da obra “Howl´s Moving Castle” de Diana Jones, que foi considerado tão bom como o seu predecessor sendo considerado um dos melhores filmes de animação Japonesa da actualidade.
Nos dias de hoje temos um vasto leque de escolhas tanto em termos de estilo como de número de anime's existentes.



Nenhum comentário:

Ganhe clicando