quarta-feira, 24 de abril de 2013

Poseidon


Um homem muito forte, com barbas e sempre representado com seu tridente na mão e as vezes com um golfinho. Era filho de Cronos, deus do tempo, e da deusa da fertilidade Réia. Sua casa era no fundo do mar  e com seu tridente causava maremotos, tremores, além de fazer brotar água do solo.
  foi criado pelos Telquines, demônios da ilha de Rodes, e por Cêfira, filha do Oceano.
  Poseidon era casado com Anfitrite. Quando se conheceram Poseidon se apaixonou por ela, mas Anfitrite o recusou e Poseidon a obrigou casar-se com ele, porém, ela para não casar, se escondeu nas profundezas do oceano, só sua mãe sabia onde ela estava. Mas com o tempo Anfitrite mudou de idéia e foi atrás de Poseidon com quem se casou e ficou sendo a rainha do oceano.

 


Com ela teve um filho chamado Tritão que aterrorizava os marinheiros com um barulho espantoso que ele fazia quando soprava o búzio, um instrumento, mas também com ele fazia sons maravilhosos.  
Na vida Poseidon teve muitos outros amores e muitos outros filhos, muitos deles conhecidos por sua crueldade. os dois que são  mais conhecidos foram o Ciclope e o gigante Orion
  Na historia da guerra de Tróia Poseidon e Apolo ajudaram a construir os murros daquela  cidade.. Foram enganados e para se vingar Poseidon mandou um monstro para  abalar  a terra de troia.
  Poseidon é também o pai de Pégaso, um cavalo alado gerado por Medusa, por esse motivo sempre esteve muito ligado aos cavalos e foi o primeiro a colocar cavalos na região.

Poseidon era o filho do meio. É dito que Cronos, um pai tirânico, com medo de perder seu reino para seus filhos, comeu seus filhos assim que eles nasceram, incluindo Poseidon. Cronos, no entanto, não comeu o caçula, Zeus. Zeus foi poupado por Réia e, mais tarde, enganou Cronos, dando a ele um veneno para beber fazendo assim com que vomitasse todos os filhos de suas entranhas. Cronos,então, foi derrotado e os irmãos vieram a ser os deuses olímpicos.
  Ao contrário de Zeus, pai de vários heróis, a maioria dos filhos de Poseidon eram monstros ou seres de temperamento forte e hostil. Cabe ressaltar que todo ciclope é filho de Poseidon com algum ser da natureza, como ninfas.
  Minos, antes de ser rei de Creta, pediu aos deuses que o tornassem rei. Poseidon, aceitando seu pedido, pediu em troca que, ao tornar-se rei, Minos sacrificasse senhor dos Mares um lindo touro branco que surgiria de suas águas. Fascinado com a beleza do touro, Minos sacrificou outro animal em seu lugar, esperando que Poseidon não percebesse. Irado, o deus fez com que a esposa de Minos, Pasífae, se apaixonasse pelo touro branco e dele engravidasse, dando origem ao terrível Minotauro, metade humano e metade touro.
  ele era capaz de não só direcionar as ondas, mas também mares e correntes. Sem falar na capacidade de provocar tempestades costeiras e marinhas. Com o seu tridente, ele podia fazer  vir abaixo costas, provocar grandes desmoronamentos. Segundo a mitologia grega, o seu poder também funcionava com lagos, rios e até mesmo nascentes.
  Poseidon, que era dono da ilha de Atlântida, costumava usar os seus poderes, provocando a fúria da água e fazendo a terra tremer, em duas situações: Com o objetivo de se vingar de um inimigo ou para auxiliar de alguma forma. Como aconteceu na Guerra de Troia, ajudando os gregos..
  As “vítimas” da fúria de Poseidon, os navegantes, pediam em oração que as viagens fossem seguras, mas nem sempre eram atendidos. Perdiam cavalos em afogamentos, provocados pelas tempestades, ventos fortíssimos e terremotos, que muitas vezes, não passavam de um capricho do Deus do Mar.
  Os filhos que teve com Hália, a primeira esposa, Eram tão perversos que foram enterrados pelo pai, usando este castigo, considerado o mais brando para eles.


Nenhum comentário:

Ganhe clicando